Coordenação de soldadura para a norma UNE EN ISO 1090. Marcação CE de estruturas metálicas. Execução de estruturas de Aço e Alumínio
Trabalhos e Responsabilidades do Coordenador de soldadura
Explicações sobre as funções dos trabalhos a desenvolver pela figura do Coordenador de soldadura
No dia 1 de julho de 2014 foi implementada a norma UNE EN 1090 de Marcação “CE” de estruturas Metálicas a nível europeu.
Qualquer estrutura metálica elaborada em oficina, com capacidade de suporte e definitiva, será pois objeto da normalização, sendo obrigatório que as empresas que realizem estas estruturas estejam devidamente acreditadas com base nesta norma.
É então que surge a necessidade de as empresas do setor de implementar a figura do Coordenador de Soldadura e que este cumpra as exigências e responsabilidades da norma UNE EN ISO 14731:2008. Coordenação da soldadura. Tarefas e responsabilidades.
Esta figura será, pois, a responsável por trabalhos tais como:
- Apoiar e defender, de forma primordial, a consecução da Acreditação da norma por parte da empresa. O Auditor, responsável por essa Acreditação, auditará de forma exigente as capacidades técnicas do Coordenador de Soldadura, com vista a resolver qualquer dúvida acerca da realização de um projeto definido. Será pois o responsável pela escolha do Processo de soldadura mais adequado em função dos materiais base, materiais de fornecimento, posições de soldadura na oficina, espessuras a soldar, realização de Procedimentos de endireitamento por chama em elementos construtivos que, pelo próprio processo de soldadura, tenham sofrido deformações acusadas, e encontrar soluções, Linhas Térmicas, etc.
- Estudar o projeto com o objetivo de tentar eliminar ou minimizar os possíveis entraves à realização do mesmo.
- Zelar pelo cumprimento da qualidade do produto final, assessorando de forma clara a empresa para que a qualidade da estrutura metálica esteja em consonância com as exigências de projeto e, anteriormente, o definido na norma UNE EN ISO 3834. Requisitos de Qualidade para a soldadura por fusão de materiais metálicos.
- Assegurar-se do cumprimento de que todo o pessoal da empresa que esteja vinculado de qualquer forma a um projeto definido de uma estrutura metálica, esteja devidamente formado e/ou acreditado, como por exemplo, avalizado por um certificado de qualificação do soldador com base num Procedimento de soldadura definido, o qual deverá cumprir as variáveis essenciais ali refletidas.
- Realizar um acompanhamento das diferentes fases do projeto de construção, como por exemplo, colaborar com o estudo preliminar, verificar a escolha dos materiais, verificar a possível existência de contradições de projeto, verificar a qualidade da pré-montagem, soldadura e pós-soldadura, e verificar ou presenciar os Ensaios Não Destrutivos a realizar, colocando à disposição da obra um Programa de Pontos de Inspeção (PPI) e verificar o seu cumprimento.
- Manter reuniões constantes, como colaborador e representante da empresa adjudicatária da estrutura metálica, com a Direção da Obra, Oficina Técnica, etc.
A figura do Coordenador de soldadura será pois de vital importância para o desenvolvimento e fabrico corretos da estrutura metálica, sendo um dos principais responsáveis pelo cumprimento da norma.
As empresas têm, pois, 2 opções na altura de selecionar o perfil da figura do Coordenador de Soldadura.
A primeira seria a de atribuir o posto a um trabalhador da mesma, que tenha os conhecimentos necessários para o desenvolvimento das funções definidas anteriormente. Este facto é um handicap para pequenas e médias empresas, pois a figura do Coordenador deve ser a de uma pessoa com vastos conhecimentos em materiais metálicos, soldadura, etc., pelo que a maioria das pequenas e médias empresas não dispõem de uma figura semelhante, e, nesse caso, deve formá-la, com o custo económico e o tempo que isso implica.
Na TÜV SÜD, sabemos os requisitos que há que cumprir como figura de Coordenador de Soldadura e dispomos de Inspetores e Técnicos formados com vasta experiência no setor, solvência nas decisões a tomar e credibilidade forjada desde há mais de 150 anos.
Sabemos que a responsabilidade do Coordenador de Soldadura tem uma relevância especial, pelo que oferecemos os serviços de Coordenadores de Soldadura com uma alta capacidade técnica, envolvimento na empresa e tratamento profissional com as D.O., etc.
Vantagens do Conceito Outsourcing
O contexto empresarial atual caracteriza-se por um alto dinamismo que implica cada vez mais um maior desafio para as empresas desenvolverem e manterem as vantagens competitivas que as levaram a um determinado posicionamento no setor.
Do mesmo modo, tanto o regulamento de qualidade e de meio ambiente, como a legislação aplicável a estas áreas, resultam cada vez mais dinâmicos, vastos e exigentes, existindo uma maior pressão do contexto para o rigor do seu cumprimento.
Por isso, cada vez é mais frequente que as empresas procurem o apoio de especialistas para a realização de determinadas atividades de apoio, capazes de realizá-las com maior eficácia e eficiência. Deste modo, a empresa centra-se no desenvolvimento interno das partes do negócio para as quais possui recursos e capacidades que podem proporcionar vantagens competitivas no setor, tendendo-se a terceirizar os restantes serviços.
Entendemos por outsourcing a transferência de uma função ou funções internas da empresa, mais qualquer ativo associado, para um fornecedor externo que oferece um serviço definido durante um período específico de tempo.
Isto permite à empresa conservar a sua responsabilidade perante a gestão dos seus processos principais, ao mesmo tempo que é assessorado por um fornecedor externo, pessoal altamente experimentado e qualificado, para ajudar a empresa a aperfeiçoar os seus processos de gestão.