ISO 45001- Gestão da saúde e segurança no trabalho
Certificação de acordo com a norma ISO 45001. Segurança e saúde no trabalho adaptados à empresa de hoje
A ISO 45001 substitui a norma OHSAS 18001, que foi primeiro introduzida em 1999 e revista em 2007, tornando-se a norma internacional principal para os sistemas de gestão de saúde e segurança no trabalho.
As organizações, que atualmente detêm a certificação OHSAS 18001, têm agora três anos para a recertificação, para estarem em conformidade com os requisitos da norma ISO 45001.
Características principais da ISO 45001
Apesar de a ISO 45001 constituir uma norma totalmente nova, as suas bases já existem e estão expressas na OHSAS 18001. As empresas que já implementaram um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho, em conformidade com a OHSAS 18001, e que ativamente o aplicam na prática diária da empresa, podem esperar uma transição suave para a ISO 45001.
Contudo, existem algumas diferenças fundamentais, tais como:
- A ISO 45001 implementa a “estrutura de alto nível” (HLS), conferindo-lhe um enquadramento comum com os outros sistemas de gestão, tais como ISO 9001 e ISO 14001.
- A ISO 45001 coloca uma grande ênfase na responsabilidade dos quadros superiores. Este aspeto já foi implementado nas normas ISO 9001 e ISO 14001 revistas.
- A ISO 45001 inclui explicitamente pessoas que não têm um emprego permanente, mas que, de outras formas, trabalham sob a responsabilidade da organização/empresa, tais como os subcontratados, bem como os processos que foram totalmente terceirizados.
- A norma também introduz o termo "oportunidades”, como um novo aspeto no campo da saúde e segurança no trabalho. Isto abrange questões que vão além da simples eliminação ou minimização dos riscos da saúde e segurança no trabalho.
A ISO 45001 proporcionará um novo ímpeto às práticas de saúde e segurança no trabalho nas organizações. Mesmo os profissionais experientes de saúde e segurança considerarão que os novos regulamentos proporcionam novos incentivos para futuras melhorias de processos. Isto traduz-se em mais oportunidades para proteger e promover a saúde e o desempenho dos funcionários, bem como uma melhoria sustentável da motivação dos funcionários.
Saiba mais sobre os requisitos da norma ISO 45001 nos sítios Web ISO.
Um olhar sobre as suas vantagens
- Poupar dinheiro - reduzindo os custos diretos e indiretos de acidentes, doenças e outros fatores.
- Aumentar a produtividade - através da redução dos tempos de paragem causados por doenças ou ferimentos dos seus trabalhadores.
- Minimizar os riscos - dos recursos humanos da sua organização em todos os ambientes de trabalho do seu negócio.
- Ganhar uma vantagem competitiva - demonstrando a conformidade com a saúde e segurança no trabalho na sua organização, a todas as partes interessadas em ter um parceiro de certificação de confiança.
- Melhorar a transparência - com um melhor entendimento dos processos de segurança da sua organização.